Arquivo Histórico

Sob o princípio orientador de valorizar socialmente o desporto, sensibilizar a sociedade civil para a importância educativa, social e cultural do desporto; mobilizar os cidadãos para aprofundar o seu envolvimento com o desporto enquanto praticantes, encarregados de educação e consumidores de bens e serviços desportivos, e aproximar o Movimento Olímpico dos cidadãos foi iniciado em 2013 o projeto do Arquivo Histórico do Comité Olímpico de Portugal [ACOP].

O projeto de recuperação organização e disponibilização do Arquivo Histórico do Comité Olímpico de Portugal obteve um financiamento entre os anos 2013-2016 através de fundos internacionais oriundos da Solidariedade Olímpica – Comité Olímpico Internacional.

Tem por missão preservar a história e a memória do desporto em Portugal, nomeadamente no que diz respeito ao movimento olímpico, tornando-o acessível através desta plataforma digital.

É importante referir que, pela especificação do movimento olímpico, com a organização de Jogos Olímpicos de quatro em quatro anos, a organização documental siga esta cronologia, servindo de referência os Jogos Olímpicos de verão, onde Portugal participa de forma regular desde o ano de 1912.

Ao longo do projeto tem sido possível integrar e disponibilizar a todos os interessados documentação datada entre 1915 e 1992. Ao todo poderão ser consultados cerca de 141 mil documentos.

Relativamente ao espólio fotográfico do Comité Olímpico de Portugal, decorrente do Projeto “Olimpismo em Imagens. Um século de História do Desporto”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, os interessados poderão aceder a cerca de 4 mil provas fotográficas (positivos e negativos) datados entre o ano de 1900 e 2000.

Ao disponibilizar o seu Arquivo Histórico documental e fotográfico o COP pretende tornar acessível informação à comunidade científica e académica, mas também ao público em geral, promovendo e incentivando o estudo e a publicação de obras no domínio do desporto e do Olimpismo em Portugal.