Arquivo Particular - Alberto Trovão do Rosário

Available actions

Reader available actions

 

Arquivo Particular - Alberto Trovão do Rosário

Description details

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/COP/ATR

Title type

Atribuído

Date range

1945-04-14  to  2015-03-01 

Support

Extents

24 Caixas

Holding entity

Comité Olímpico de Portugal

Producer

Alberto Trovão do Rosário

Biography or history

Alberto Trovão do Rosário, nascido em Lisboa em 1938, estudou Física e Química, licenciado em Educação Física pelo Instituto Nacional de Educação Física (INEF) e doutorado pela Universidade Técnica de Lisboa (Faculdade de Motricidade Humana). Para além do percurso universitário teve uma carreira de dirigente na função pública, tendo sido Diretor-Geral do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ), foi assessor de dois ministros da Educação, do Engenheiro Roberto Carneiro e do Professor Doutor João de Deus Pinheiro, foi Inspetor Coordenador Chefe no Ministério da Educação (D.G. Ensino Superior), Adjunto do Diretor-Geral do Ensino Superior (Professor Doutor Marçal Grilo), Professor Catedrático da Universidade Moderna, do Instituto Piaget (Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares, que dirigiu) e do Instituto Superior da Maia. Também foi professor da Escola Superior de Educação do Instituto Piaget. Foi Presidente da Sociedade Internacional de Motricidade Humana, é membro da Academia Olímpica de Portugal, Presidente da ONGD Causa Maior, foi Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo. É também autor de diversos livros, nomeadamente versando a temática desportiva, alguns escritos em parceria e publicados em Portugal e no Brasil. Foi Grão Mestre da Maçonaria Regular.

Custodial history

Doação realizada pelo professor Alberto Trovão do Rosário a 23 de janeiro de 2019.

Arrangement

Conservation state

Access restrictions

Contém informação de carácter privado, que não permite a comunicabilidade total da documentação, de acordo com o Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro, art.º n.º 17º.

Conditions governing use

A documentação não pode ser reproduzida sob qualquer forma ou quaisquer meios eletrónicos, mecânicos ou outros, incluindo fotocópia, gravação magnética ou qualquer processo de armazenamento ou sistema de recuperação de informação, sem prévia autorização escrita do Comité Olímpico de Portugal.

Other finding aid

Inventário e quadro de classificação em curso.