Tesouraria e Jogos Olímpicos de Londres

Available actions

Reader available actions

Digital representation

Digital representation thumbnail
 

Tesouraria e Jogos Olímpicos de Londres

Description details

Description level

Unidade de instalação instalada   Unidade de instalação instalada

Reference code

PT/COP/ACOP/14/0004

Title type

Atribuído

Date range

1942-09-05  to  1948 

Support

Extents

1 Caixas

Scope and content

Contém 5 capas com documentação produzida no âmbito dos Jogos das XII e XIV Olimpíada, devido ao facto dos Jogos Olímpicos das XII e XIII não se terem realizado e terem sido arquivadas juntamente com a documentação dos Jogos Olímpicos de Londres, 1948. As capas não se encontravam cotadas originalmente e encontram-se organizadas cronologicamente e por temáticas. A documentação é composta por despesas com a representação dos membros das equipas presentes nos Jogos Olímpicos de Londres; pelo relatório do chefe de missão sobre os principais acontecimentos que tiveram lugar nos Jogos e a nota das despesas; por correspondência sobre a submissão para aprovação da lista dos membros do Comité Olímpico Português ao Ministério de Educação Nacional, sendo que o subsídio concedido ao Comité pelo art.º 2.º da lei 1810, de 27 de julho de 1925, passa a ser administrado pela Direção Geral de Educação Física, Desportos e Saúde Escolar e também sobre a publicação do Decreto-lei 36762, de 20 de fevereiro de 1948, referente ao desvio do saldo do COP para um fundo especial destinado a promover a expansão de modalidades desportivas com poucos recursos e auxiliar a representação portuguesa em congressos e competições internacionais. O desvio do saldo foi consequência da não apresentação da lista de membros do Comité para submissão pelo Ministério de Educação Nacional, conforme indicação do art.º 9.º do decreto-lei 32241, de 5 de Setembro de 1942. Contém o Diário do Governo de 5 de setembro de 1942, revistas, programas e informações sobre os Jogos Olímpicos. Inclui um mapa de Londres; bilhetes para assistir às cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos e às provas de atletismo e natação; dois passes para deslocação nos transportes em Londres e um passe oficial para entrar no Estádio Olímpico; e o passaporte e cartão do COP de Francisco Nobre Guedes. Capas existentes na UI: capa n.º 54- Tesouraria: documentação das despesas com a representação de Portugal nos Jogos de Londres. Agosto de 1948; capa n.º 55- COP- Questão com o Ministério, Relatório dos J. O de Londres, Notícias sobre o Despacho de louvor do Ministério da Educação Nacional, Novo Comité Olímpico; capa n.º 56- 1948: J. O. Londres: Revistas, Passaportes (revistas); capa n.º 56A- 1948: J. O. Londres: Revistas, Passaportes (Informações e programas); 1948: capa n.º 56B- J. O. Londres: Revistas, Passaportes (Passaporte; bilhetes para os jogos; passes de comboio; comunicações postais, telegráficas e telefónicas).

Conservation state

Access restrictions

Contém informação de carácter privado, que não permite a comunicabilidade total da documentação, de acordo com o Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro, art.º n.º 17º.

Conditions governing use

A documentação não pode ser reproduzida sob qualquer forma ou quaisquer meios eletrónicos, mecânicos ou outros, incluindo fotocópia, gravação magnética ou qualquer processo de armazenamento ou sistema de recuperação de informação, sem prévia autorização escrita do Comité Olímpico de Portugal.

Description physical location

00024

Previous location

n.º 17

Type of container

Location of originals

Foram reacondicionadas as revistas "Picture Post", n.º 6, vol. 40; "Picture Post", n.º 7, vol. 40; "Point de Vue: images du monde", 4.º ano, série n.º 11; "But Club", n.º 136; "Miroir Print", n.º 115 e outra sem número; "Sprint: le match de la vie sportive", n.º 141; e "La Gazzeta dello Sport: supplemento illustrato", n.º 33. Atribuíram-se as cotas ACOP/D-00023 a ACOP/D-00030, respetivamente.

Notes

As capas não se encontravam numeradas, sendo dada uma cota sequencial. Originalmente, apenas a capa n.º 54 se encontrava na caixa n.º 17 (cota antiga), sendo posteriormente adicionadas as restantes. A documentação da capa n.º 55 encontrava-se num envelope avulso, com os mesmos títulos. Os documentos das capas n.º 56, 56A e 56B não estavam originalmente acondicionados desta forma e encontravam-se numa caixa sem cota, onde estava escrito" (1948) J. O. Londres: Revistas, Passaportes".