Classification scheme

Arquivo do Comité Olímpico de Portugal

Available actions

Reader available actions

 

Arquivo do Comité Olímpico de Portugal

Description details

Description level

Fonds   Fonds

Reference code

PT/COP/ACOP

Title type

Formal

Parallel title

ACOP

Date range

1908  to  2000-01-05 

Support

Extents

389 Caixas
26 Livros

Holding entity

Comité Olímpico de Portugal

Producer

Comité Olímpico de Portugal

Biography or history

O Comité Olímpico de Portugal (COP), anteriormente designado Comité Olímpico Português, fundado em 30 de abril de 1912, é uma instituição de utilidade pública, com personalidade jurídica e natureza associativa, de duração ilimitada, constituída de harmonia com as normas estabelecidas pelo Comité Olímpico Internacional (COI). O COP rege-se pelos seus Estatutos, elaborados de acordo com os princípios da Carta Olímpica, pelos Regulamentos aprovados em Assembleia Plenária e, supletivamente, pelas normas do Código Civil aplicáveis às associações.

Geographic name

Legal status

Instituição de Utilidade Pública

Custodial history

O Arquivo do Comité Olímpico de Portugal não sofreu alterações no que toca à custódia em todo o período de existência.

Acquisition information

Não existiram alterações custodiais do Arquivo.

Scope and content

A documentação que compõe o Arquivo do Comité Olímpico de Portugal foi produzida no âmbito da atividade da instituição desde a participação de Portugal nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, em 1920 e testemunha a missão e fins para os quais foi criada a instituição: a promoção do ideal olímpico; a defesa, desenvolvimento e divulgação do Movimento Olímpico, em conformidade com a Carta Olímpica; a participação nos Jogos Olímpicos e a organização da representação nacional; a coordenação, juntamente com as federações, dos programas de preparação olímpica; e a obtenção e gestão de fundos destinados à preparação olímpica.

Access restrictions

Contém informação de carácter privado, que não permite a comunicabilidade total da documentação, de acordo com o Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro, art.º n.º 17º.

Conditions governing use

A documentação não pode ser reproduzida sob qualquer forma ou quaisquer meios eletrónicos, mecânicos ou outros, incluindo fotocópia, gravação magnética ou qualquer processo de armazenamento ou sistema de recuperação de informação, sem prévia autorização escrita do Comité Olímpico de Portugal.

Other finding aid

Inventário e quadro de classificação em curso.

Notes

Descrição elaborada ao abrigo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AO). O documento datado de 1908 são os estatutos do Ginásio Clube Figueirense, que se encontra na UI 00014, capa n.º 69. O número do código de referência atribuído às secções do fundo ACOP correspondem ao número das Olimpíadas tratadas.