Os casos dos Jogos Olímpicos- A Bola
Nível de descrição
Documento composto
Código de referência
PT/COP/REC/25/000161
Tipo de título
Formal
Título
Os casos dos Jogos Olímpicos- A Bola
Datas de produção
1992-07-23
a
1992-12-31
Âmbito e conteúdo
Recortes do Jornal "A Bola", publicados entre 23 de julho e 31 de dezembro de 1992 sobre os casos polémicos ocorridos durante os Jogos Olímpicos de Barcelona. Contém os seguintes títulos de notícias: «Guerra aberta» entre o Comité Olímpico e o Hóquei em patins. COP considerou-os olímpicos de segunda; O fim do «American Power»; Os sonhos portugueses diluíram-se na água, mas... Nadadores sem (des)encanto; Também tu, Atletismo?!... Desilusão de Domingos e eliminação de Couto; Reacende-se polémica em torno do «caso» Regalo. Abreu Matos no «Banco dos Réus»; Os estádios estão vazios. Futebol - Um desastre Olímpico; Acalmou a tempestade dos 10 mil metros. O vento levou a medalha e a memória dos Homens; Aurora no Hospital; Dionísio Castro de ambições arrefecidas. Deixei de sonhar com medalhas!; Balanço a meio dos «Jogos». Não há (muitas) estrelas no céu; Ainda não foi desta... Medalhas... nem a tiro; Arqueira foi excepção à mediocridade nacional. Ana Sousa - o brilharete apesar das dores insuportáveis; Que mais irá acontecer? Clara Piçarra lesionada... antes de começar; Ministro jantou com os jornalistas. Ninguém está satisfeito, mas onde estão os culpados?; Com Portugal «a trabalhar para o bronze», Livramento denuncia... Medalha de ouro não foi possível por motivos estranhos ao jogo; Às armas, maratonistas! Não se pedem medalhas pede-se que nos deixem satisfeitos; Imagem de surrealismo dada pelos atletas. A aldeia da roupa suja; Até no Hóquei em patins... Portugal - medalha de ouro da frustração; Apesar dos finalistas a generalizada desilusão. Podemos ser pobrezinhos mas para quê mendigos?; Mais um «caso» no atletismo. Joaquim Pinheiro obrigado a ficar na aldeia; O que disseram os portugueses. Domingos resignado, meninas consoladas; Está definitivamente perdido. «Comboio Olímpico» não passa pelos nossos apeadeiros desportivos; Cálice amargo até à última gota. Os maratonistas desistiram todos; Engº Lima Bello único português no COI. Jogos Olímpicos correram perigo de morte; Na festa do adeus olímpico. Amargas lembranças portuguesas; Jogos Olímpicos de A a Z. «Os amigos de Alex» do olimpismo português; Os «Jogos» em rescaldo. Abandonados pelos deuses; O halterofilismo e os J.O. Nuno Alves vítima do COP; Jorge Araújo rescalda o «desastre» olímpico. Desporto português precisa de uma terapia «de choque»; Missão Olímpica analisa (?) Barcelona «sacudindo a água do capote». A culpa foi dos jornalistas!; Rosa Mota e Carlos Lopes; 1992 em revista. Um deserto onde pouco choveu!; entre outros.
Condições de acesso
Contém informação de carácter privado, que não permite a comunicabilidade total da documentação, de acordo com o Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro, art.º n.º 17º.
Condições de reprodução
A documentação não pode ser reproduzida sob qualquer forma ou quaisquer meios eletrónicos, mecânicos ou outros, incluindo fotocópia, gravação magnética ou qualquer processo de armazenamento ou sistema de recuperação de informação, sem prévia autorização escrita do Comité Olímpico de Portugal.
Cota descritiva
ACOP/R-00597; ACOP/R-00598; ACOP/R-00599; ACOP/R-00600; ACOP/R-00601; ACOP/R-00602; ACOP/R-00603; ACOP/R-00604; ACOP/R-00605; ACOP/R-00606; ACOP/R-00607; ACOP/R-00608; ACOP/R-00609; ACOP/R-00610; ACOP/R-00611.
Localização
2/1/4
Existência e localização de originais
Recorte de imprensa retirado da caixa com a cota 00363, capa n.º 157 "Os caos... E a Comunicação Social Desportiva", devido à sua dimensão.
Data de publicação
02/08/2021 17:39:50