Os casos dos Jogos Olímpicos- Record
Nível de descrição
Documento composto
Código de referência
PT/COP/REC/25/000165
Tipo de título
Formal
Título
Os casos dos Jogos Olímpicos- Record
Datas de produção
1992-07-31
a
1992-08-25
Âmbito e conteúdo
Recortes do Jornal "Record", publicados entre 31 de julho a 25 de agosto de 1992 sobre os casos polémicos ocorridos durante os Jogos Olímpicos de Barcelona. Contém os seguintes títulos de notícias: Praticamente para nada. Portugal gastou 2,5 milhões de contos nos Jogos Olímpicos; Força, querer, classe e... algum civismo os «mínimos» que terão faltado em Barcelona; O amargo balanço da participação portuguesa. Portugal nem está no meio da tabela de uma suposta classificação mundial; Barcelona/92 - uns grandes Jogos Olímpicos em que os portugueses «não participaram»; A pior presença portuguesa desde Montreal/ 76. Meio- fundistas «aburguesados» já não conseguem esconder a crise; Maratona sem portugueses na meta. Da dor de dentes de Pinto aos gases de Dionísio...; O nome dream team; Os portugueses de um a dez... como na escola. Apenas cinco notas bem positivas numa participação para... recordar; Arquitectura portuguesa presente nos Jogos; Canoagem dá a Portugal a melhor classificação nos Jogos. José Garcia foi sexto na final e vai deixar a alta competição; Uma lição destes Jogos Olímpicos. O triste 11º de Domingos Castro ou... era uma vez um forte meio-fundo; Pobreza franciscana no sector masculino. Estafetas não justificaram presença em Barcelona; A triste corrida dos dez mil metros femininos. Portugal tinha três na final mas duas desistiram logo...; Campeões mundiais e europeus nem sequer chegaram ao bronze. Hóquei português só podia ganhar a medalha de ouro da indisciplina; Portugal perde (1-3) com a Espanha e sai da final. Até o melhor hóquei do mundo anda agora a jogar os «mínimos»; José Sacadura, num balanço magoado. Natação esteve mal? Conseguimos 7 recordes; Portugal perdeu com a Argentina (1-2) e Livramento desabafou. Estamos numa aldeia de macacos onde é impossível descansar!; Mais duas portuguesas eliminadas. Marta falhou entre barreiras, Teresa Machado nem «esteve» lá; Manuel Silva e António Palminha «cheiravam» a final mas queimaram a hipótese nos últimos (25) cartuchos; "É uma desilusão", acusa Carlos Lopes; Mínimos e máximos; As palavras de Domingos Castro despoletaram um caso na missão portuguesa. Conflitos fundistas «versus» velocistas ou os eternos problemas do nosso atletismo; Da «gracinha» matinal de Carla Sacramento ao «naufrágio» nocturno dos dez mil metros; Segundo Nobre Ferreira, o responsável da missão portuguesa para a área da Imprensa, Assessoria tem missão difícil; Ponto da situação antes da entrada em cena do atletismo. Medíocre presença portuguesa a fazer repensar critérios; Natação termina hoje com muitas frustrações portuguesas; Arantes, Barros e Madeira tentam salvar honra nacional; entre outros.
Condições de acesso
Contém informação de carácter privado, que não permite a comunicabilidade total da documentação, de acordo com o Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro, art.º n.º 17º.
Condições de reprodução
A documentação não pode ser reproduzida sob qualquer forma ou quaisquer meios eletrónicos, mecânicos ou outros, incluindo fotocópia, gravação magnética ou qualquer processo de armazenamento ou sistema de recuperação de informação, sem prévia autorização escrita do Comité Olímpico de Portugal.
Cota descritiva
ACOP/R-00629; ACOP/R-00630; ACOP/R-00631; ACOP/R-00632; ACOP/R-00633; ACOP/R-00634; ACOP/R-00635; ACOP/R-00636; ACOP/R-00637.
Localização
2/1/4
Existência e localização de originais
Recorte de imprensa retirado da caixa com a cota 00363, capa n.º 157 "Os caos... E a Comunicação Social Desportiva", devido à sua dimensão.
Data de publicação
03/08/2021 09:09:44