Coleção de documentos

Available actions

Reader available actions

 

Coleção de documentos

Description details

Description level

Collection   Collection

Reference code

PT/COP/DOC

Title type

Atribuído

Date range

1919  to  1995 

Extents

302 Outros

Holding entity

Comité Olímpico de Portugal

Producer

Comité Olímpico de Portugal

Biography or history

O Comité Olímpico de Portugal (COP), anteriormente designado Comité Olímpico Português, fundado em 30 de abril de 1912, é uma instituição de utilidade pública, com personalidade jurídica e natureza associativa, de duração ilimitada, constituída de harmonia com as normas estabelecidas pelo Comité Olímpico Internacional (COI). O COP rege-se pelos seus Estatutos, elaborados de acordo com os princípios da Carta Olímpica, pelos Regulamentos aprovados em Assembleia Plenária e, supletivamente, pelas normas do Código Civil aplicáveis às associações.

Custodial history

Coleção de documentos criada a partir da necessidade de reacondicionar formatos de maiores dimensões, não enquadrados nas unidades de instalação usualmente utilizadas no Fundo Arquivo do Comité Olímpico de Portugal. De forma a existir uma organização intelectual que fosse homogénea e clara em relação à forma como o Arquivo e a documentação foram, ao longo dos anos de existência do Comité, sendo acondicionados e ordenados, optou-se pela criação de uma Coleção Fictícia que obedece ao mesmo tipo de procedimentos do Fundo, que se organiza por períodos de quatro anos tendo por base os Jogos Olímpicos de Verão, seguidamente por unidade de instalação, e, por último, descrevendo ao nível do documento simples.

Acquisition information

Não existiram alterações custodiais.

Scope and content

Documentos produzidos no âmbito da atividade do Comité Olímpico de Portugal e reacondicionados por terem formatos específicos, de maiores dimensões. Poderão fazer parte de uma determinada caixa ou capa ou serem também documentos avulso.

Arrangement

Conservation state

Access restrictions

Contém informação de carácter privado, que não permite a comunicabilidade total da documentação, de acordo com o Decreto-Lei nº 16/93 de 23 de Janeiro, art.º n.º 17º.

Conditions governing use

A documentação não pode ser reproduzida sob qualquer forma ou quaisquer meios eletrónicos, mecânicos ou outros, incluindo fotocópia, gravação magnética ou qualquer processo de armazenamento ou sistema de recuperação de informação, sem prévia autorização escrita do Comité Olímpico de Portugal.

Other finding aid

Catálogo e quadro de classificação em curso.

Notes

Descrição elaborada ao abrigo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AO).